sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sorrisos são eTERNOS





Andei pensando na vida ultimamente, em relatos femininos sobre amores perdidos, dores e abandono, algo me ressaltou aos olhos. A questão do sorriso. Muitas disseram não sorrir até encontrar a pessoa amada, outras dizem ter perdido o sorriso depois delas, mas todas ressaltam o fato do sorriso mudar. em fotos,ou até mesmo expressões vazias,olhares perdidos disfarçando uma alma anulada pela amargura.pensei comigo.quão tolo é o homem que mata um sorriso.

nessas eras que se sucedem,o mundo ficando cada vez mais escuro,sombrio e tenebroso.nessa inquietação fui até priscas eras,buscando mais e mais o cerne da questão.até que me defrontei com o sorriso mais famoso da história,sim a Mona lisa.há muitas controvérsias sobre a dita Gioconda [até se é esse seu nome] ou se ela sorri de fato,aquele sorriso tímido e aparente.mas nada disso importa ao meus olhos,
a única coisa que me apoquentava os nervos,a pergunta que zunia em meus ouvidos era.mesmo que Da Vinci não estivesse enxergando um sorriso,como ele viu um sorriso no rosto tímido de tal mulher? 
 
Ora, com a mesma transcendência que se pode notar, em cada uma das mulheres que conheci em cada face cabisbaixa, e desolada por um infortúnio amoroso, que o sorriso de uma mulher não vem dos lábios, dos contornos das maças do rosto. muito menos da dentição de uma brancura digna do melhor marfim do mundo,o sorriso feminino vai além.ele vive enterrado no fundo do olhar da mulher que ama,da mulher que chora,da mulher que implora paz.o retorno,ou mesmo o suborno da independência dos sentidos agora manchados.ele mora na nascente.na fonte inabalável,e ainda que ínfima de sentimentos que vive dentro de cada mulher.essa luz tão rara e luminosa como um bóson.

o que por fim derruba a tese que sustentei de imediato.que os homens matam os sorrisos femininos. Ledo engano meu. o sorriso da mulher é eterno,por que assim como a vida a qual ela sustenta em seu ventre,não a pertence.não pertence a ninguém,é a forma suprema da vida nos dizer.sim há trevas mas graças a luz.a luz que vive no fundo dos olhos de uma mulher.e transborda pelos lábios como o sopro da vida que floresce no útero de cada uma.


Michael Jackson - Smile



Um comentário: